O poder que um ovo tem de emulsificar, de passar sabor, leveza, textura e etc.
Existem várias preparações que poderiam ser citadas sobre este poder de transformação, porém acho que um ótimo exemplo é o Zabaione :)
Zabaglione ou zabaione, como também é escrito, é uma sobremesa italiana feita a partir de gemas de ovos, açúcar e vinho (normalmente o Marsala) levado ao fogo até virar uma espuma cremosa que é, geralmente, servida em taças.
Muitas pessoas não gostam do seu gosto, porém todos deveriam experimentar pois é um clássico da culinária italiana que também é usado como base de mousses.
A arte de prepará-lo era conhecida pelos cozinheiros que acompanharam a Catarina de Médicis quando ela foi para a França casar-se com Henrique de Orléans, futuro rei. Catarina tinha apenas 14 anos.
Esta receita era originalmente uma bebida quente feita de cerveja ou vinho, engrossado com gemas de ovos e adoçado com açúcar ou mel.
Na França, o nome sabayon também é aplicado a uma molho salgado, do tipo mousseline que é muitas vezes feito com champanhe, para servir peixes ou crustáceos.
- 47g de gemas
- 42g de açúcar
- 100ml de vinho Moscato seco
Modo de preparo:
1- Em um recipiente colocar as
gemas com o açúcar e bater com o fuet até obter uma mistura dobrada( que dobrou de tamanho) e fofa.
2-Acrescentar o vinho e misturar bem.
3-Colocar o recipiente em banho-maria sobre o
fogo brando e continuar batendo até o creme começar a engrossar.
4-Assim que a mistura dobrar de tamanho está pronto para ser servido.
Observações: O vinho pode ser substituído por café frio
concentrado, vinho Madeira, vinho do Porto e Sherry.
Nenhum comentário:
Postar um comentário