quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Técnicas: Cortes de vegetais e legumes

Hoje depois de quase seis meses sem postar nada no meu blog (devido a problemas técnicos no computador), entrei e resolvi olhar todos os post que eu havia feito até hoje nestes cinco anos.

Percebi, que os primeiros post que eu havia feito foram sobre fundos, bases, caldos, receitas clássicas e etc. Acabei me esquecendo da primeira lição que é aprendida na faculdade após os fundos: Cortes de legumes e vegetais.

Então, neste post, falarei um pouquinho dos cortes mais conhecidos que atualmente são aplicados em diversas receitas, e quando vocês forem ler alguma delas já reconhecerão de qual se trata :)

Primeiramente é importante que os cortes sejam uniformes no tamanho e na forma, para que cozinhem por igual e tenham um visual bonito na apresentação dos pratos.

Um bom profissional deve dominar as técnicas de corte e isso é adquirido com muito treino e tempo, é necessário que o foco seja na perfeição do resultado. É imprescindível uma faca de qualidade e bem afiada!!!

Brunoise: Traduzindo para o português, são nada mais que pequenos cubos regulares com arestas:

·         Brunoise fino: 1,5mmx1,5mmx1,5mm
·         Brunoise: 3mmx3mmx3mm.


       Cubos pequenos: Arestas de             6mmx6mmx6mm.
       Cubos médios: Arestas de 1cmx1cmx1cm.
Cubos Grandes: Arestas de 2cmx2cmx2cm.




Julienne: Formato de bastões finos e regulares, tamanho equivalente a um palito de dentes.
Julienne fina: 1,5mm x 1,5mm x 3 a 5 cm de comprimento.
Julienne/allumette: 3mm x  3 mm x 3 a 5 cm de comprimento.



Batonnet:  Formato de bastões grossos e regulares. (6mm x 6mmx 5 a 6 cm de comprimento).


Chiffonade: Este é o corte mais utilizado pelas donas de casa. Nada mais é do que o corte de folhas em tiras muito finas e regulares. Basta você empilhar as folhas, fazer um rolo bem apertado e cortar em tirinhas finíssimas.


Château ou Tourner: São legumes torneados (normalmente batata) com aproximadamente 50mm de comprimento e com 7 lados. Este era um corte muito utilizado antigamente e principalmente na França, pois sua estética é bonita. O lado ruim deste corte é que há muita perda da batata.


Tomate Concassée: Tomate sem pele e sem semente, cortado em pedaços, geralmente cubos médios e de tamanho regular.

Modo de Preparo:

-Retirar o “umbigo” do tomate.
-Fazer um corte superficial em forma de “x” na parte inferior do tomate.
- Colocar em água fervendo.
-Depois de poucos segundos a pele começa a se soltar, retire-os e coloque-os imediatamente em água com gelo.
-Retirar a pele.
-Cortar transversalmente, retirar as sementes e picar em cubos médios ou pequenos.





É importante ressaltar que a padronização dos cortes não ajuda somente na estética do prato, como também, garante que o alimento cozinhe por igual de todos os lados.
Quanto menor o corte que será utilizado, mais perda de nutrientes terá. Por isso, se prefere manter todas as propriedades do alimento procure utilizar cortes maiores.

Espero que tenham gostado :)



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Curiosidade: Gastronomia Chinesa (parte 1)

Bastante apreciada no Brasil, a culinária chinesa tem uma história de mais de 3 mil anos.

O brasileiro adora a culinária chinesa. Adaptados ao paladar brasileiro, pratos como Frango Xadrez, Bifum, Macarrão Chop-Suey (ou yakissoba) são consumidos diariamente em todo o País por pessoas que não têm qualquer ligação com a cultura chinesa. 

A culinária chinesa é representada por quatro grupos principais: Norte, Sul, Leste e Oeste do país.

Você sabia que cachorro, gato, cobra e macaco são consumidos apenas como alimentos exóticos? - assim como o jacaré é consumido no Brasil.

 A Lig-Lig, uma das empresas que mais difundem a culinária chinesa no Brasil, tem como intuito não só alimentar os brasileiros com pratos de inspiração chinesa. ''Queremos também levar um pouco da cultura da China aos brasileiros'', comenta Thomas Liu, diretor da empresa. Ele conta, por exemplo, que todas as 45 lojas da rede são projetadas com cozinhas envidraçadas, de maneira que os clientes possam visualizar a manipulação e o preparo dos alimentos. ''A cozinha chinesa é extremamente variada, farta e, ao contrário do que se pensa, higiênica'', explica. 

Quatro grandes grupos formam a culinária chinesa, que tem mais de 10 mil pratos distribuídos em 20 'cozinhas regionais'. 

A culinária chinesa é representada basicamente por: 

Beijin (Beijing), que simboliza o Norte; 
Cantão (Guangdong) que representa o Sul; 
Xangai (Shangai), o Leste; e Sichuan (Szenchwan) o Oeste da China. 

A predominância dos pratos vem do Norte e do Sul. No Norte os pratos são mais oleosos, mas os paladares são mais suaves e é freqüente o uso de vinagre e alho, já a culinária do Sul possui pratos com acompanhamento de arroz e sabores mais adocicados.

Os chineses, ao cozinhar, seguem quatro mandamentos: 

1-cor
2-perfume, 
3-paladar,
4-apresentação

É por isso que são usados vários ingredientes em um mesmo prato (cores diferentes), temperos e condimentos e como gengibre, curry, molho shoyu e óleo de gergelim, lembrando que todos com bastante equilíbrio (o que garante o perfume e o paladar) e com bonita apresentação, de maneira que a refeição agrade o paladar, o olfato e a visão. 

A culinária chinesa baseia-se em preparar desde os mais comuns, consumidos diariamente, até os especiais, com um ingrediente principal - carne, verdura ou massa - e pelo menos dois ingredientes secundários, em cores contrastantes com o item principal.

Outra peculiaridade da culinária chinesa é o equilíbrio entre os ingredientes utilizados. Para os chineses, a proporção adequada para um prato que tem como item principal a carne é complementá-lo com 1/3 de vegetais. Ao contrário, quando um prato tem como elemento principal os vegetais, ele deve ser composto também por 1/3 de carne. Esses pratos são acompanhados, de maneira geral, por arroz ou massa.

Já as sopas levam 7/10 do volume da tigela de água. Os demais ingredientes apenas 3/10 do prato garantem, segundo a tradição chinesa, o valor nutricional adequado.

É muito comum picar os alimentos em pequenos pedaços, para facilitar o uso dos hashis (palitos) na hora de comer. 

Hoje em dia já não é tão comum servir pratos exóticos. Dificilmente você irá encontrar pratos à base de cachorro, gato, cobra e macaco. É o mesmo que dizer que quem vem ao Brasil só encontrará carne de jacaré, capivara e javali! Você encontra, mas não com tanta facilidade.

O que acontece é que todo país tem algum prato considerado exótico!

Historicamente, esses costumes surgiram porque a China é um país de dimensões continentais e com a maior população do mundo. Desde os tempos antigos, muitas pessoas moram no deserto ou em regiões remotas, tendo de se adaptar ao que a natureza oferece para sobreviver, não esquecendo que foi um povo que já passou muita fome, por isso o hábito de comer muitas coisas que para nós brasileiros é descartável, como alguns vegetais que não utilizamos, pé de galinha e etc...

Lá tudo é aproveitado de alguma forma. Sementes de frutas e verduras viram snacks, flores desconhecidas viram chás medicinais assim como pedacos de madeira de algumas árvores e etc...

A forma que o chinês encontra de se curar através da medicina de plantas, ervas e etc é algo que só entenderão quando visitarem este país incrível...

O tempo que passei lá, conheci muitos chineses, e uma das coisas que eu achava muito engraçada é  as crenças que são passadas de geração à geração, por exemplo:

- Eles tomam chá (normalmente chá verde ou de jasmin) somente até às 5:30 da tarde, pois acreditam que tomar chá durante a noite interfere no sono (o que não deixa de ser uma verdade);
- Eles acreditam também que se o homem beber coca cola gelada deixa o homem infértil
- Eles evitam tomar bebidas geladas pois acreditam que faz mal para o organismo, tanto que sempre que ir à algum lugar como lojas, imobiliárias e etc eles servirão água quente para você de cortesia.
- Eles acreditam também que tomar sangue de cobra e comer partes como o coração e a bilis torna o homem mais viril.
- Sempre que visitar um chinês ou for a um bar, eles te oferecerão como "couvert" pés de galinha, amendoim e melancia. Este para eles é o melhor couvert que existe!!

Bom, acho que por hoje chega de China né? :) No próximo post irei comentar sobre os costumes dos chineses à mesa.

Beijinhos e até lá!



sexta-feira, 5 de junho de 2015

Receita: Clafoutis

Olá pessoal, bom dia!

Depois de quase dois meses sem postar devido à mudança de trabalho, estudos e muito compromisso durante a semana, estou voltando de volta a ativa hehe.

Fiquei pensando durante semanas, o que eu poderia postar, já que ultimamente tenho parado de testar receitas em casa devido a falta de tempo. Pensei na França... Porque França? Simplesmente porque gosto de comidas clássicas. Não sou contra a modernidade, muito pelo contrário, admiro as pessoas que tem criatividade e idéias inovadoras, mas particularmente gosto de fazer releituras de clássicos dando um toque contemporâneo.

Mas enfim, hoje falarei um pouco de uma das sobremesas típicas francesas: Clafoutis, já ouviram falar?

Então, como eu já disse,  é uma sobremesa clássica do sul da França, com cerejas inteiras frescas, ovos e leite ficando um recheio bem úmido e deve ser servido morno.


A receita original indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão). Como não temos muito acesso a estes licores por aqui, eu utilizo rum. 
O Clafoutis não precisa ser somente de cereja. Na França eles tem o hábito de comer pois esta fruta tem em abundância por lá, mas o bolo pode ser feito com qualquer fruta inteira ( morango, uva, amora, framboesa...)

Chega de teoria, vamos para a prática? :D

Ingredientes (para 4 porções):

-300g de cerejas pretas
-50g de açúcar
-10g de manteiga sem sal
-100g de farinha de trigo
-uma pitada de sal
-2 ovos inteiros
-200ml de leite
-açúcar confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:
1-Lave as cerejas e retire os cabinhos. Coloque-as em um bowl, polvilhe metade do açúcar, e misture. Deixe marinar por no mínimo 1 hora.
2-Pré aquecer o forno à 180 graus. 
3-Unte a forma de sua preferência ( de preferência com 24cm de diâmetro) com manteiga e farinha.
4- Peneire a farinha em um bowl, o sal e o restante do açúcar.
5-Bata os ovos, adicione à preparação e misture bem. Em seguida acrescente o leite e misture bem.
6-Disponha as cerejas na forma, e recubra com a preparação.
7-Leve ao forno de 35 à 40 minutos.
8-Aguarde até que o bolo esteja morno. Povilhe com açúcar confeiteiro por cima.

OBS: Você pode servi-la tambem acompanhada de um creme batido ou sorvete de baunilha e creme!

Bon appétit :)

quinta-feira, 5 de março de 2015

Receita: Arroz de braga

Para quem não sabe, o arroz pode até levar o nome de Braga, uma cidade ao norte de Portugal, mas, o fato é que, naquele lugar, os garçons morrem de rir toda a vez que algum brasileiro pede o prato em um restaurante. 

Em Braga, ninguém conhece o arroz de Braga!!! Há até uma piada que diz: "Há arroz em Braga, mas não arroz de Braga".

A origem mais provável é que um senhor português veio para o Brasil e começou a fazer um prato em seu restaurante muito comum das terras lusitanas,  o arroz de pato à moda Braga,

Mas, aqui no Brasil o pato não fez muito sucesso, então o dono da receita decidiu modificá-la trocando o pato por frango e linguiça.


É uma receita super simples mas extremamente saborosa. Espero que gostem!!


Ingredientes:


-1L de caldo de carne ou frango
-500g de arroz parbolizado
-1 repolho pequeno em pedacos pequenos
-1 cebola picada em cubos pequenos
-2 tomates picados em cubos pequenos
-3 dentes de alho picados bem pequenos
-750 g de frango ( de preferência peito de frango)
-650 g de carré de porco picado
-250 g de linguiça (pode ser paio)
-Azeite de oliva
-Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

1- Aquecer o azeite e fritar o frango e o porco até que fiquem dourados
2- Colocar o alho, a cebola e o tomate até ficarem bem cozidos
3- Acrescentar o repolho em pedacos, a linguiça e por último o arroz
4- Adicionar o caldo de carne ou frango e deixar cozinhar em torno de 20 minutos
5- Acerte os temperos e sirva em seguida.

OBS: Esta receita rende 10 porções. Ela pode ser servida somente ela, ou acompanhada de salada verde.


Fonte: Escola de Gastronomia Aires Scavone - Curso de Gastronomia Européia

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Pratos que experimentei na China

Olá pessoal, boa noite :)

Então... fiquei algumas semanas pensando, sobre o que eu poderia escrever... O que eu poderia trazer de novo para aqueles que me seguem e estão sempre conectados com o blog? Esta pergunta foi difícil, e mais difícil ainda pois meus últimos pensamentos se resumem a uma coisa: China! Isso mesmo!! A vontade de voltar é mais forte que eu, então sempre que bate a saudade eu revivo alguns momentos que vivi por lá, e hoje foi um destes dias...

Como muitos sabem eu morei na China, mais especificadamente no sul da China (Dongguan) por quase três anos e graças a Deus tive oportunidade de experimentar muitos tipos de comidas e culinárias diferentes.

Então no post de hoje resolvi mostrar alguns dos pratos que experimentei no tempo que estive por lá e que me marcaram muito pela sua simplicidade e sabor:





Aqui temos  um prato super típico na China: O brócolis salteado no alho! Uma delícia simples e saudável.


Esse sim, posso dizer que foi o prato que me apaixonei a primeira vez que fui para a China: Vieiras assadas com massa de arroz, alho e pimenta. Um prato extremamente saboroso!


Este prato me intrigou bastante, adivinhem o que é? Bolinho de sorvete!!!! Isso mesmo, o sorvete de morango estava consistente de geladinho por dentro e por fora esta casquinha crocante! Uma delícia como sobremesa e não me perguntem como conseguiram fazer isto!!



Chineses adoram misturar doces com salgados. Este por exemplo era uma costela com molho barbecue doce e farofa crocante salgada salpicada por cima. Este particularmente não me identifiquei muito...




Ai está o tradicional pato de pequim!!!! Esta é uma porção para duas pessoas, simplesmente bom :)


Adivinhem o que é isto? Nada mais nada menos que uma cobra fritinha na pimenta!! Se é bom? É ótimo!!! As pessoas sempre me questionam sobre sabor e textura. Digamos que a consistência está entre um frango e um peixe e sabor suave.


Espetinho de camarão com molho de shoyo e especiarias. Muito bom!


Batata cozida. Isso mesmo, uma batata cozida e depois levemente salteada. O gosto dela é bem peculiar pois é temperada com um vinagre para dar um toque azedinho ao prato. É servida como acompanhamento ou entrada.




Siiiim!!! Na China também comem banana à milanesa ou empanada como preferem hehe...




Tradicional e jamais esquecido camarão à milanesa!



Segundo prato pelo qual me apaixonei: Polvo ao Shoyo. Simples, delicioso e marcante!


Deliciosa berinjela salteada com feijão em metro e alho... sem comentários pois nenhuma palavra poderia descrever o sabor maravilhoso deste prato...

  

Ahhh... sim.... este prato... um dos pratos que fiz em casa com um amigo meu chines... Tradicional peixe inteiro ao shoyo e cebolinha. Suave e não pode faltar na mesa de um chinês.


Este ai eu ja vou dizendo que não é muito agradável. Tirei foto somente da bolinha ( sim, era uma bolinha mas na foto reparti ao meio para mostrar o recheio), mas na realidade era uma sopa doce com essas bolinhas que são nada mais do que massa de arroz e pasta de feijão doce :) (estranho não)?


Servido como entrada normalmente nos restaurantes, este pepino é cozido com pimenta, shoyo e especiarias. Muito bom! Mas preferia comê-lo com arroz :)


Também, impossível faltar na mesa dos chineses, os vegetais salteados. Este ai realmente não sei o nome traduzindo para o português, mas o gosto é parecido com espinafre.


Este só pela cor vocês já conseguem adivinhar o ingrediente principal: Pimenta :) Isso mesmo!! É um camarão grande cozido em um ensopado de pimenta. Extremamente forte e picante.



Outro tipo de berinjela servida na China em vários restaurantes e becos: A berinjela assada. Super simples de fazer mas extremamente saborosa. Leva alho, cebolinha, pimenta e shoyo.




Então pessoal, estes foram os pratos que mais me marcaram que experimentei na China, assim pude compartilhar um pouco da saudade que tenho deste lugar. No próximo post irei mostrar à vocês os pratos de outras culinárias que experimentei por lá, como a arábe, tailândesa e etc.

Espero que tenham gostado :)

Beijinhos

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Pimenta Sichuan (Sichuan Pepper)

Olá pessoal, boa noite!



Enquanto eu estava na minha cozinha do restaurante realizando o check list para amanhã, fiquei relembrando alguns dos pratos que pude experimentar enquanto morava na China. Um deles me marcou muito, principalmente pelo seu componente, que foi um peixe inteiro cozido em um molho extremamente complexo e saboroso com pimenta sichuan. Então resolvi falar para vocês um pouco desta pimenta que é pouco utilizada e conhecida no Brasil.

Esta pimenta recebe o nome da província chinesa de Sichuan (a capital se chama Chengdu), grande produtora dessas pimentas. Ouvi boatos de que sua origem seria do Japão, por isso também é conhecida como o fruto do pimenteiro japonês. 

Muito difundida na Ásia, está presente nas culinárias da China, Japão,
Tailândia, India, Nepal e Tibet. Nos países de língua inglesa é conhecida como "prickly ash". 

É apreciada pelo sabor picante mesclado e um leve sabor de notas cítricas (lembrando o aroma do limão). 

É recomendado que se torre um pouco a pimenta antes do uso, para realçar seu sabor e aroma. 

Nos países asiáticos, ela é utilizada de duas formas: moída ou inteira.

Ela costuma ser indicada principalmente para preparações de pescados, patos e frangos.


A pimenta Sichuan não provoca ardência na boca como as demais pimentas conhecidas no Brasil, ela tem como sua característica a dormência dos lábios e da língua.

Recomendo a todos experimentarem pelo menos uma vez esta iguaria maravilhosa e pouco difundida por aqui pois seu sabor é inexplicável!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Receita: Tortéi de moranga com batata doce

Olá pessoal, bom dia!

Esta receita que irei postar hoje é uma receita italiana e de família.

Tortéi de moranga é tradicional aqui na serra gaúcha, e quem nos trouxe esta receita deliciosa foram os italianos.

Você pode servir o tortéi com molho branco,  molho de tomate, molho de frango desfiado, na manteiga, enfim, use a sua criatividade!




Ingredientes para a massa do Tortéi:

-8 colheres de sopa de farinha de trigo
-2 ovos inteiros
-3 à 4 colheres de sopa de água

Modo de preparo da massa:

-Misture todos os ingredientes, amasse-os bem. Estique a massa com o rolo de pão cuidando para que a massa não seque.  Corta em quadrados do tamanho de sua preferência para que depois possamos rechear e dobrar em forma de um triângulo.

Ingredientes para o recheio do Tortéi:

-1 moranga média
-2 batatas doce
-Farinha de rosca
-300gr de queijo parmesão ralado
-Canela em pó à gosto
-4 colheres de açúcar refinado
-sal à gosto

Modo de preparo do recheio:

- Cozinhe a moranga com casca e a batata doce em água fervente até que estejam macias. ( em torno de 30 à 45 minutos)
-Descasque a moranga e a batata doce e amasse-as bem.
-Junte à mistura o queijo ralado, uma pitada de sal, canela em pó à seu gosto, o açúcar e a farinha de rosca até dar o ponto de uma mistura firme de recheio.

- Em uma panela, ferva 1 litro de água com 1 colher de sopa de sal. Quando a água estiver fervendo largue os tortéis aos poucos. Quando subirem na panela podem ser retirados.


OBS: Eu utilizei o formato triângulo mas você pode fazer no formato que desejar, seja ele quadrado, retangular...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Receitas: Bebidas e coquetéis

Bom dia pessoal :)

Bom, acho que desde que iniciei o blog, nunca postei nada sobre bebidas. Primeiramente porque não sou muito fã de bebida, e segundo porque a intenção do blog era compartilhar receitas já testadas previamente por mim, mas, como várias pessoas me pediram receitas de drinks para coquetéis, eventos ou até mesmo para recepcionar os amigos em casa eu resolvi postar algumas receitas super fáceis e com ingredientes baratos e de fácil acesso!

Então, abaixo segue alguns drinks bem bacanas =)

Caipirinha de Melão

Ingredientes:
-1 melão pequeno
-1 copo de Vodka
-1 colher de sopa de limão
-Açúcar à vontade
Modo de Fazer:
Tire a "tampa" do melão pois iremos utilizar o melão como copo para colocarmos o drink. Retire as sementes. Coloque um pouco do melão na coqueteleira com o restante dos ingredientes e mexa bem. Coloque dentro do melão e acrescente bastante gelo.

Decore com folhas de hortelã. 

Dica: Fica bem gostoso também se feito com abacaxi :)



Coquetel de Vinho

Ingredientes:
-1 litro de vinho tinto;
-1 garrafa de guaraná;
-1 lata de leite condensado;
-500 gramas de sorvete de morango.
Modo de Fazer:

Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Sirva sempre gelado.

Coco ao Limão


Ingredientes:

-1/2 xícara de suco de limão

-1 xícara de leite de coco
-1/2 xícara de açúcar
-1/2 xícara de vodca
Modo de fazer:


Misture todos os ingredientes e leve à geladeira. Na hora de servir, bata no liquidificador. Para decorar, molhe a borda do copo no suco de limão e passe no açúcar.


Mexicana

Ingredientes:


-1 dose de tequila
-1/2 dose de suco de limão
-1 colher de sobremesa de suco de abacaxi
-1 colher de sobremesa de suco de groselha
Modo de Fazer:

Bata bem os ingredientes na coqueteleira com gelo e sirva em copo para coquetel.


Espero que tenham gostado!

Em breve postarei mais drinks para que vocês possam testar em casa! :)

Até mais!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Receita: Spaguetti ao molho de espinafre acompanhada de cubos de frango e mostarda Dijon

Olá pessoal!

Esta receita eu mesma "inventei" ontem a noite no restaurante. Como ela surgiu? Simples, eu precisava exterminar com dois molhos de espinafre que eu tinha hehe. Então, fui inventando na medida que fui cozinhando e deu muito certo! Adoraram!!


Vamos para a receita?

Ingredientes:

-1 pacote de massa Spaguetti grano duro ( recomendo marcas como Barilla e Paganini)
-2 molhos de espinafre ( aproximadamente 150g de folhas de espinafre)
-1 cebola média cortada em cubos pequenos
-2 dentes de alho cortados em petit brunoise
-3 peitos de frango sem pele cortados em cubos médios
-2 colheres de sopa de mostarda Dijon
-20 g de manteiga sem sal
-250 ml de caldo de legumes
-Orégano, sal e pimenta à gosto
-Azeite de oliva 
-Conhaque para flambar
-Queijo mussarela para finalizar o prato.

Modo de preparo:

1- Ferva 1,5L de água em uma panela com 2 colheres de sopa rasas de sal. Quando estiver fervendo coloque a massa e cozinhe até ponto al dente. Escorra e reserve-a.
2- Em outra panela, aqueça a manteiga e frite a cebola e 1 alho ( reserve o outro para o tempero do frango). Quando os mesmos estiverem dourados, acrescente o espinafre e cozinhe por aproximadamente 5 minutos com a tampa fechada.
3- Em uma outra panela, aqueça o azeite de oliva, e frite os cubos de frango já devidamente temperados com alho, sal, pimenta, orégano e a mostarda Dijon.
4- Quando o frango estiver douradinho, flambe-o com conhaque. Reserve.
5- Bata no liquidificador o espinafre, com o caldo de legumes até que fique um molho consistente.
6-Volte o molho de espinafre para a panela para aquecer com um pouco de manteiga. Quando ferver, desligue-o e misture junto à massa.
7- Para a decoração do prato, enrole a massa, e espalhe por cima os cubos de frango e por último o queijo mussarela.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Receita: Suflê de Queijo, alho poró e cogumelos

Ingredientes:

-40g de manteiga
-40g de farinha de trigo
-500ml de leite integral
-2 gemas
-2 claras em neve batidas
-100g de queijo gruyére
-1 cebola pequena picada
-1 talo de alho poró
-50g de cogumelo paris
-Noz moscasa
-Sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo:

1-Pré aqueça o forno à 180C,
2-Fatie o alho poró em tiras finas,
3-Frite o alho poró, os cogumelo e a cebola até que fiquem dourados.
4-Depois de dourados, acrescente a farinha e mexa bem.
5-Aos poucos adicione o leite e siga adicionando e mexedo até obter uma consistência firme,
6-Adicione as gemas e mexa rapidamente
7-Tempere com sal e noz moscada
8-Por último incorpore o queijo.
9-Passe a mistura para um bowl, e incorpore delicadamente as claras em neve.
10-Coloque a mistura nos ramekin já untados com manteiga e farinha.
11-Rale queijo por cima do suflê
12-Leve ao forno por 20 minutos à 180C

Sirva-o quente.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Curiosidade: História do Curry

Olá pessoal, boa tarde :)


Vamos falar um pouquinho sobre a história do curry, este tempero utilizado mais nos países asiáticos e que está ganhando força no Brasil.

O curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como ÍndiaTailândia e outros países asiáticos

Basicamente ele contém:


  • gengibre, 
  • pimenta dedo-de-moça, 
  • pimenta vermelha, 
  • canela em rama, 
  • cominho, 
  • pimenta-do-reino, 
  • cardamomo, 
  • cravo, 
  • erva-doce, 
  • cúrcuma,
  • coentro em grãos. 


Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.

É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais.


Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou as folhas da árvore-do-curry.


Existem várias releituras do curry que além dos ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências como alforva, pimenta caiena, cominho, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão, alecrim, entre outros.

Existem currys que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente esta especiaria servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas.

Então para que você possa provar em casa esta deliciosa especiaria, segue abaixo uma receitinha com alguns ingredientes básicos para você realizar o seu curry. Claro que, você pode acrescentar os temperos que você gostar para incrementar ainda mais a complexidade dos sabores deste tempero.

Então segue a receita:

Ingredientes

-20 g cominho em grão
-10 g coentro em grão
-1 colher de chá Mostarda em grão
-4 unidades de Pimenta vermelha seca
-1 colher de chá Canela em pó
-10 g cúrcuma em pó
-1 colher de sopa Gengibre em pó

Modo de Preparo:

1-Junte as pimentas e as sementes e asse em forno à 150C por 5 minutos.
2-Deixe esfriar.
3-Retire a semente das pimentas .
4-Junte todos os ingredientes e soque no moedor até ficar homogêneo. 

OBS: Se bem conservado em local seco, este tempero pode durar até 6 meses.