sábado, 7 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Pimenta Sichuan (Sichuan Pepper)

Olá pessoal, boa noite!



Enquanto eu estava na minha cozinha do restaurante realizando o check list para amanhã, fiquei relembrando alguns dos pratos que pude experimentar enquanto morava na China. Um deles me marcou muito, principalmente pelo seu componente, que foi um peixe inteiro cozido em um molho extremamente complexo e saboroso com pimenta sichuan. Então resolvi falar para vocês um pouco desta pimenta que é pouco utilizada e conhecida no Brasil.

Esta pimenta recebe o nome da província chinesa de Sichuan (a capital se chama Chengdu), grande produtora dessas pimentas. Ouvi boatos de que sua origem seria do Japão, por isso também é conhecida como o fruto do pimenteiro japonês. 

Muito difundida na Ásia, está presente nas culinárias da China, Japão,
Tailândia, India, Nepal e Tibet. Nos países de língua inglesa é conhecida como "prickly ash". 

É apreciada pelo sabor picante mesclado e um leve sabor de notas cítricas (lembrando o aroma do limão). 

É recomendado que se torre um pouco a pimenta antes do uso, para realçar seu sabor e aroma. 

Nos países asiáticos, ela é utilizada de duas formas: moída ou inteira.

Ela costuma ser indicada principalmente para preparações de pescados, patos e frangos.


A pimenta Sichuan não provoca ardência na boca como as demais pimentas conhecidas no Brasil, ela tem como sua característica a dormência dos lábios e da língua.

Recomendo a todos experimentarem pelo menos uma vez esta iguaria maravilhosa e pouco difundida por aqui pois seu sabor é inexplicável!

Um comentário:

  1. Adorei, é sempre bom estar conectado com outras culturas, costumes e povos. Continuas teu trabalho que está dando resultado. Continuarei te seguindo sempre. um abraço janete

    ResponderExcluir