terça-feira, 12 de abril de 2016

Curiosidades: Refeições em um restaurante chinês

Na  China, é costume de quase todos os brasileiros (e chineses obviamente) após um longo passeio conhecendo novos lugares, ou até mesmo para reuniões de negócios frequentar alguns típicos restaurantes chineses para reporem suas energias, dar boas risadas e quem sabe sair com um negócio engatilhado.

A comida chinesa não chega a ser extraordinariamente saudável, dependendo do prato é um pouco gorduroso e oleoso, conta com muitas frituras, mas com certeza não deixa de ser uma ótima refeição, pois a maioria dos pratos contém muitos legumes e verduras e peixes. 

Os pratos também por ser compostos por muita variedade de alimentos se tornam uma fonte rica em vitaminas e proteínas.

Pra quem nunca almoçou ou jantou em um restaurante tipicamente chinês, certamente ficara com um pé atrás em sua primeira visita. Seus hábitos e costumes são diferentes, o comportamento dos restaurantes chineses difere dos restaurantes comuns, mas depois que você entende essa experiência se torna realmente gostosa e viciante.

Mímica e Comunicação

Geralmente os cardápios dos restaurantes chineses são de difícil leitura, muitas vezes possuem erros de português, alguns são traduzidos para o inglês, mas quase todos tem algo em comum: As fotos dos pratos!

É importante dizer que é  realmente difícil os itens do menu serem bem explicados no que diz respeito ao que vem na receita ou ao preparo da mesma.

Comunicar-se com os garçons também não é tarefa fácil, às vezes precisamos fazer mímica ou até arranhar o chinês (para quem já se aventurou). Uma dica para aqueles que ainda não conhecem e querem arriscar é, quando for pedir um prato, evite fazer muitas perguntas, tenha em mente do que você já quer. Por exemplo, se algum prato da mesa ao lado chamar atenção e despertar curiosidade, aponte para ele ao invés de tentar explica-lo, não tenha receio em fazer isso!

Mesas Redondas e giratórias

O mais legal dos restaurantes Chineses são certamente suas mesas giratórias redondas, que cabem em média 8 pessoas. 

É um costume Chinês ir almoçar/jantar em família, por isso é difícil ir a um desses restaurantes em 1 ou 2 pessoas até pela porção que você receberá (um tanto generosa). O ideal é ir sempre em quantidade, quanto mais pessoas, mais barato fica e mais diversidade de pratos você poderá pedir e experimentar, essa é a parte mais legal.

O Chá é de graça e a melancia também

Outro costume desses restaurantes é não cobrar pelo Chá ( a não ser que seja um chá especial). O chá se pede antes do prato principal e a sobremesa ( que muitas vezes é laranja ou melancia) no final.


Alguns restaurantes chineses costumam servir alguns aperitivos na mesa, as vezes amendoim salgado, amendoim apimentado, conservas de nabo, pepino e etc, mas não se preocupe... não é cobrado nada por este serviço :)

Não precisa pagar os 10%

Além de servirem o couvert, o chá e a melancia de graça, você ainda não precisa pagar a taxa de serviço, o que eu particularmente acho mais do que certo, se você está em um restaurante, ele já deveria cobrar o seu preço total, não acham?

Diversidade e variedade

São muitas as opções de pratos, os chineses realmente possuem muita variedade de pratos em suas cozinhas. 
O cardápio é geralmente dividido em massas (macarrão, bolinhos), carnes (vaca, frango, peixe, porco, e especiais), sopas, frutos do mar, legumes e entre outras. Então o legal quando se vai pela primeira vez é experimentar de tudo um pouco. Comece pelo chá, depois pela sopa, seguido das massas, peixes, carnes e por fim o docinho :D

Os restaurantes chineses são sujos?

Sobre a higiene, é bastante comum ouvir que os restaurantes chineses são bem sujos, tem até um caso que passou na TV sobre alguns caranguejos que foram encontrados no banheiro de um restaurante da Liberdade (bairro de São Paulo), que mais tarde, teve que ser fechado.

Também tem muitas historias dos atletas que foram treinar na China e que compartilharam para nós muitos comportamentos estranhos, que realmente é de espantar qualquer um, principalmente pra nos brasileiros que não estamos acostumados com esse tipo de coisa. Se o brasileiro tem aquele terrível e famoso “jeitinho brasileiro de resolver as coisas” pode ter certeza que os chineses também têm.

Entretanto, os restaurantes aparentam sempre estar organizados, sempre com banheiros limpos e com sabonetes, mesas limpas, pratos limpos e com hachis lacrados. 

Além disso, nunca alguém chegou a se queixar de passar mal.

O que eu recomendo é que deve-se arriscar SIM!!! Sempre!!!! Porém tomando cuidado com os frutos do mar pois se você possuir estômago sensível talvez 
possa sentir algum desconforto, alergias, enfim...

Posso falar por mim, que em 3 anos e meio na China, nunca passei mal com absolutamente nenhuma comida chinesa, agora brasileira....

O que acontece muito é que muitas pessoas não estão acostumadas a esse meio e confundem alguns comportamentos e hábitos dos chineses com má educação. 

Se você está esperando um restaurante chique, com garçons bem vestidos e linguajar refinado você já pode parar por ai. Como já abordamos, os restaurantes típicos são geralmente de famílias e para famílias e por isso não tem todo esse arranjo e preparo.Os restaurantes são mais barulhentos, eu diria que, para um jantar romântico é uma péssima ideia, mas para um jantar entre amigos e se divertir é uma excelente ideia, devido a descontração e ambiente divertido, pode rir e conversar alto à vontade.

Claro que esses detalhes variam de acordo com o lugar e horário que você vai, geralmente os restaurantes costumam ficar mais cheio no período da noite, entre às 18 e 20 horas.
Restaurante Chines
Se não gostar da experiência não encare a situação com um desgosto, mas sim como um conhecimento a mais, com certeza vale a pena o risco!

Experimentar coisas novas, sendo boas ou não é sempre divertido :)

Só mais uma dica, leve dinheiro vivo, pois na maioria dos restaurantes é difícil de aceitaram cartões de crédito e vale refeições.


一顿丰盛的晚餐。Yī dùn fēngshèng de wǎncān.
好午餐。Hǎo wǔcān.

常回来看看!Cháng huílái kàn kàn!


Nenhum comentário:

Postar um comentário