sábado, 19 de novembro de 2011

Curiosidades sobre a China

Pessoal, resolvi postar alguns costumes tipicos aqui da China que como estou morando aqui agora no Sul da China eu percebo muitos deles.


A cozinha chinesa ultrapassa em muito o âmbito das habilidades com panelas e é consolidada como uma delicada arte milenar. Formas, cores, textura, temperatura e sabor compõem os pratos garantindo o equilíbrio e sabor dos alimentos. As técnicas de preparo são baseadas no taoísmo (ensinamento deixado por filósofos chineses) e os ingredientes seguem o princípio do yin e do yan: pólos contrários que se complementam. Por isso vemos em banquetes chineses pratos mesclando doce e frio, salgado e doce, picante e agridoce...Os chineses costumam aproveitar tudo o que tem na despensa! Lá se prepara desde arroz, carne de porco, peixe, soja e seus derivados a verduras e legumes. E pasmem: comem-se também pratos exóticos que levam carne de cobra, cachorro, gafanhoto, insetos... Entre os temperos mais populares estão o shoyo (molho à base de soja), gengibre fresco, óleo de gergelim, pimenta, saquê chinês (conhecido como lau-jiu), ajinomoto e açúcar.

As dimensões do País e a divisão geográfica fazem da China, assim como Brasil, um lugar de cozinha bastante diversificada. Quatro grandes regiões são responsáveis por essas diferenças:


  • Beijing - representa o norte do País, onde fica a capital Pequim. Lá a comida é temperada com trigo, amendoim, milho, soja e a carne de carneiro.




  • Guangdong - é a cozinha do Cantão, sul da China. É lá que se comem animais de criação como cachorro, gato e macaco...




  • Szenchwan - é a cozinha do oeste, Sichuan. A culinária até chega a lembrar de longe a nossa comida baiana. A pimenta é muito apreciada nos pratos e o frango também é bastante utilizado.




  • Shangai - representa a cozinha leste. O rolinho primavera é o prato mais conhecido. Frutos do mar são muito utilizados no preparo das receitas.
                   




  •        A etiqueta chinesa orienta que todos aqueles que estão à mesa sirvam uns aos outros. Todos devem comer sentados, seguindo a ordem: homens, mulheres, velhos e jovens. Copo vazio deve ser imediatamente enchido com bebida. Para esse povo, o ato representa um sinal de respeito.

             Não se deve deixar comida no prato, isso representa uma grande indelicadeza com o anfitrião. E o mais estranho de tudo, para nós ocidentais: deve-se tomar sopa ou qualquer comida fazendo barulho. Isso significa um elogio, quer dizer que a refeição está muito boa. Quanto mais comida se pedir no restaurante quando um chines quer pagar a janta melhor. Os chineses nao calculam a quantidade para cada um na mesa. quanto mais pratos tiver na mesa melhor. O arroto para eles depois da comida significa que a comida estava muito boa.

            A maioria dos chineses nao escova o dentes frequentemente ou nem os escova. Esse custume foi herdado do Mao Tsé-Tung que dizia que se o Tigre nao precisava escovar, ele tambem nao precisava. E como ele era um homem de grande importancia na china, afinal ele era o presidente da republica popular da China, os chineses admiravam ele, e tudo que ele fazia os chineses passaram a fazer.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário