sexta-feira, 13 de junho de 2014

Artigo: Uniforme de cozinha

Pessoal!

Estava lendo um blog estes dias e achei esta matéria muito interessante sobre o uniforme dos chef's de cozinha e resolvi compartilhar. Então... Enjoy :)

"O uniforme de cozinha é cara do restaurante, de sua cozinha e da comida que servimos. É o nosso marketing pessoal. A padronização para o modelo adotado até hoje surgiu no século XIX pelas mãos daquele que é considerado um dos maiores cozinheiros de todos os tempos, o francês Antonin Carême. Como inspiração para o traje, ele usou a farda militar com botões dos dois lados, o dólmã, e a redesenhou. 

Além desse jaleco,dólma, acompanhado de avental que é adotado por profissionais de cozinha mundo afora, o chef ocupou-se em renovar o chapéu de Chef. A peça ganhou o reforço interno de cartolina em 1821 e transformou-se num chapéu alto, como relata Ian Kelly no livro “Carême, Cozinheiro dos Reis”.

Os pré requisitos para um bom uniforme:

 Tem que ser feito de um bom tecido, 100% algodão, confortável, que facilite os gestos e que reduza riscos de acidentes, sendo de fácil higienização. Se houver mistura de poliéster e a roupa pegar fogo, ela vai grudar na pele, e o estrago vai ser grande, além de esquentar o corpo.  Deve ser leve, porque o ambiente de cozinha é muito quente. 

Podemos ir mais longe, podendo até produzir um sentimento de engajamento, de pertencer a um grupo e de igualdade, reduzir problemas com pessoas que usam roupas de trabalho inadequadas, ou ainda evitar descriminação. 

Nessa carreira usar um uniforme deveria ser motivo de orgulho. Muitas pessoas dizem que a obrigatoriedade do uso de uniforme, fere a individualidade. O fato é que se está no regulamento (vigilância sanitária) é para ser cumprido. O uso do uniforme é por uma simples razão, SEGURANÇA. Na hora de pilotar o fogão, beleza é requisito secundário. O que a roupa precisa mesmo é proteger a comida dos pêlos e o cozinheiro do calor, das facas, e do calor do fogo. Roupa de cozinha pra mim é branca e simples porque o destaque tem de ser a comida. Lembrando que a Dólmã deve ser comprida. 

Sapato: 

Um sapato anti derrapante, fechado e com biqueira muito forte, para proteger contra quedas de líquidos quentes ou mesmo de uma faca, é o mais indicado. O sapato de segurança pode ser totalmente fechado ou aberto atrás.

Um uniforme completo, clássico, é composto de pelo menos cinco itens, usando predominantemente a cor branca (para mostrar a higiene).

Mas .... todo mundo usa crocs, que, apesar de não ter uma biqueira dura, é o mais confortável, e o bom deste sapato é que se cair um liquido quente além de não proteger, ele vai grudar na pele (um estrago!!!).Os chefs hoje buscam mais conforto e estilo que segurança.

Calça Xadrez (pied poule): 

A calça xadrez preta e branca que a maior parte dos chefs usa torna as manchas e respingos de comida menos perceptíveis, e seu tecido é leve. Um clássico!Para chefs é muito usado a calça de cor preta.

Dólmã:

A dólmã, jaleco branco, com dupla camada de tecido no peito, e manga longa, oferece maior proteção contra queimaduras no fogão e no forno. Além disso, se o chef precisar aparecer "limpo" de repente, o jaleco pode ser abotoado ao contrário, de forma a esconder algumas das inevitáveis manchas encontradas na roupa de um chef ocupado. O dólmã é uma peça de origem militar que não nega as origens. Na guerra, assim como na cozinha, é preciso proteger o corpo, mas também manter uma certa pose. É opcional bordar o nome do cozinheiro e do estabelecimento, muitos gostam e em uma brigada grande é útil.

Lenço: 

O lenço no pescoço, que antes tinha como objetivo absorver a transpiração do rosto e do pescoço, hoje é mais um toque final para o uniforme.

Avental:

O avental grande e branco oferece proteção adicional contra manchas e também protege contra queimaduras, e na hora do aperto pode ajudar com peças quentes.Deve ser do mesmo tecido da dólmã, é amarrado na cintura e na altura dos joelhos.

Toque Blanche:

O mais emblemático dos símbolos ligados a gastronomia seja o toque blanche, o chapéu tem uma origem incerta. Acredita-se que ele surgiu por volta do século 16, na Europa Oriental. Mas a cor branca só tornou-se padrão no século 19, quando Carême estabeleceu os uniformes dos chefes de cozinha e adotou o chapéu comprido como símbolo de hierarquia elevada.

Touchon:

Este item é opcional. O touchon fica pendurado no avental, e serve exclusivamente para ajudar com peças muito quentes. Muitos confundem a sua utilizada com a toalha de rosto, ou com o pano de prato, até mesmo por isso estão perdendo espaço e cada vez menos cozinhas permitem a sua utilização."

Nenhum comentário:

Postar um comentário