domingo, 22 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Pratos que experimentei na China

Olá pessoal, boa noite :)

Então... fiquei algumas semanas pensando, sobre o que eu poderia escrever... O que eu poderia trazer de novo para aqueles que me seguem e estão sempre conectados com o blog? Esta pergunta foi difícil, e mais difícil ainda pois meus últimos pensamentos se resumem a uma coisa: China! Isso mesmo!! A vontade de voltar é mais forte que eu, então sempre que bate a saudade eu revivo alguns momentos que vivi por lá, e hoje foi um destes dias...

Como muitos sabem eu morei na China, mais especificadamente no sul da China (Dongguan) por quase três anos e graças a Deus tive oportunidade de experimentar muitos tipos de comidas e culinárias diferentes.

Então no post de hoje resolvi mostrar alguns dos pratos que experimentei no tempo que estive por lá e que me marcaram muito pela sua simplicidade e sabor:





Aqui temos  um prato super típico na China: O brócolis salteado no alho! Uma delícia simples e saudável.


Esse sim, posso dizer que foi o prato que me apaixonei a primeira vez que fui para a China: Vieiras assadas com massa de arroz, alho e pimenta. Um prato extremamente saboroso!


Este prato me intrigou bastante, adivinhem o que é? Bolinho de sorvete!!!! Isso mesmo, o sorvete de morango estava consistente de geladinho por dentro e por fora esta casquinha crocante! Uma delícia como sobremesa e não me perguntem como conseguiram fazer isto!!



Chineses adoram misturar doces com salgados. Este por exemplo era uma costela com molho barbecue doce e farofa crocante salgada salpicada por cima. Este particularmente não me identifiquei muito...




Ai está o tradicional pato de pequim!!!! Esta é uma porção para duas pessoas, simplesmente bom :)


Adivinhem o que é isto? Nada mais nada menos que uma cobra fritinha na pimenta!! Se é bom? É ótimo!!! As pessoas sempre me questionam sobre sabor e textura. Digamos que a consistência está entre um frango e um peixe e sabor suave.


Espetinho de camarão com molho de shoyo e especiarias. Muito bom!


Batata cozida. Isso mesmo, uma batata cozida e depois levemente salteada. O gosto dela é bem peculiar pois é temperada com um vinagre para dar um toque azedinho ao prato. É servida como acompanhamento ou entrada.




Siiiim!!! Na China também comem banana à milanesa ou empanada como preferem hehe...




Tradicional e jamais esquecido camarão à milanesa!



Segundo prato pelo qual me apaixonei: Polvo ao Shoyo. Simples, delicioso e marcante!


Deliciosa berinjela salteada com feijão em metro e alho... sem comentários pois nenhuma palavra poderia descrever o sabor maravilhoso deste prato...

  

Ahhh... sim.... este prato... um dos pratos que fiz em casa com um amigo meu chines... Tradicional peixe inteiro ao shoyo e cebolinha. Suave e não pode faltar na mesa de um chinês.


Este ai eu ja vou dizendo que não é muito agradável. Tirei foto somente da bolinha ( sim, era uma bolinha mas na foto reparti ao meio para mostrar o recheio), mas na realidade era uma sopa doce com essas bolinhas que são nada mais do que massa de arroz e pasta de feijão doce :) (estranho não)?


Servido como entrada normalmente nos restaurantes, este pepino é cozido com pimenta, shoyo e especiarias. Muito bom! Mas preferia comê-lo com arroz :)


Também, impossível faltar na mesa dos chineses, os vegetais salteados. Este ai realmente não sei o nome traduzindo para o português, mas o gosto é parecido com espinafre.


Este só pela cor vocês já conseguem adivinhar o ingrediente principal: Pimenta :) Isso mesmo!! É um camarão grande cozido em um ensopado de pimenta. Extremamente forte e picante.



Outro tipo de berinjela servida na China em vários restaurantes e becos: A berinjela assada. Super simples de fazer mas extremamente saborosa. Leva alho, cebolinha, pimenta e shoyo.




Então pessoal, estes foram os pratos que mais me marcaram que experimentei na China, assim pude compartilhar um pouco da saudade que tenho deste lugar. No próximo post irei mostrar à vocês os pratos de outras culinárias que experimentei por lá, como a arábe, tailândesa e etc.

Espero que tenham gostado :)

Beijinhos

2 comentários:

  1. Adorei este seu post. Me fez viajar um pouco pela Ásia. Obrigada e continue com este trabalho.

    ResponderExcluir