sábado, 21 de janeiro de 2012

Artigo: A organização básica dentro de uma cozinha


A equipe de um restaurante ou uma cozinha industrial é formada por uma     brigada de profissionais em que cada um tem sua tarefa bem definida dentro de sua especialidade, todos comandados pelo chef. 


Não é incomum referir-se a cada um deles pelo nome de sua profissão no idioma francês, ja que foram eles que criaram nossa brigada de cozinha. 

Chef


O chef de cozinha, ou chef executivo, é o responsável por todas as coisas relacionadas à cozinha, que normalmente inclui a criação de menus, gestão, programação e folha de pagamento dos funcionários da cozinha inteira; ordenação e chapeamento de design.

Souschef


O chef de cuisine, Souschef (sub-chef da cozinha) é o assistente direto do chef executivo, o segundo no comando. Essa pessoa pode ser responsável por agendar a sua substituição e quando o chef executivo está de folga. O chef-sous pode também substituir ou auxiliar o Chef de Partie quando necessário. No entanto, não pode substituir posições menores na cozinha.

Chef de partie


O Chef de Partie, ou Chef de Partida, é o indivíduo encarregado a uma determinada área da produção. Nas grandes cozinhas, cada Chef de Partida pode ter vários cozinheiros e / ou assistentes.

Aboyeur


O Aboyeur é o responsável por levar o pedido da sala de jantar à cozinha. Pode também dar uns retoques nos pratos antes de serem levados, embora em geral seja feito por um Souschef ou um Chef Executivo.

Boucher


O Boucher ou Buchet, é o açougueiro da cozinha

Entremetier


Prepara petiscos, entradas quentes e muitas vezes prepara as sopas,ovos,legumes, massas e féculas. Em um sistema completo de uma brigada, um Potagier prepara sopas e uma Legumier iria preparar legumes.

Garde Manger


Responsável pela preparação de alimentos frios, que incluem saladas, aperitivos frios, patês e outros itens de charcutaria.

Légumier


Entremmétier que prepara Legumes.

Patissier


Prepara massas, doces e sobremesas.

Poissonier


Prepara os peixes, mas em geral não é o indivíduo que os abate. Prepara os molhos também.

Potagier


Entremmétier que prepara Sopas.

Rôtisseur


Prepara carnes assadas e ao vapor, com seu molho apropriado

Trancher 


De acordo com Silva Filho (1996) existe ainda o Trancheur, que trabalha na sala, em colaboração com o maître d`hotel. Responsável por preparar, diante dos fregueses, especialidades como crepe suzette ou camarão maire stuart, dentre outros.

Tournant


Silva Filho (1996) acrescenta o Tournant que substitui folgas e férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário