quinta-feira, 13 de março de 2014

Artigo: Como servir bem sempre e com excelência.

Como servir bem sempre e com excelência!
Muito se fala da arte de preparar cardápio, da arte de cozinhar, da arte de servir com elegância etc. É como se todas as vertentes artísticas chegassem pelo serviço de valet, passassem pelo salão do restaurante e se infiltrassem na cozinha. Depois, expostas em bandejas, como peças sagradas de um museu, fossem oferecidas em forma de poesia pelos garçons, e recebidas com aplausos pelos clientes. A matéria-prima transformada em prato minuciosamente decorado. Saboroso. Requintado. Às vezes, simples, mas inesquecível. Um clássico, a arte do Chef!
É coisa de artista essa história de abrir e manter um estabelecimento de refeição fora do lar. É preciso ter muito jogo de cintura, sim! Tanto para aprender quanto para ensinar, porque, por mais que você já saiba, muita coisa ainda está por vir. Por mais preparado, sempre há o inusitado, o ato inédito de um colaborador ou o distinto cavalheiro, óbvio, reclamou a desatenção em voz alta...
Na sequência, vale lembrar o escândalo exclusivo de um cliente que disse ter encontrado um corpo estranho na sua comida, bem parecido com o próprio cabelo. E a garçonete malabarista que, se estivesse mais treinada, não teria derrubado um copo com suco em cima do cliente.
O que fazer nessas horas?
Parece brincadeira, mas não é. Arte é coisa séria. E cozinha também!!
Substituir alguém que já sabe a rotina da casa é desperdício na certa. De tempo e de saber. Essa gestão do conhecimento que se esvai pelo ralo da pia a cada bom colaborador trocado. É preciso evitar o “turnover” (rotatividade) de trabalhadores por falta de treinamento e/ou plano de carreira.
 A arte de administrar não é tão simples quanto parece em um primeiro momento. Para quem é apaixonado por gastronomia, abrir as portas de um estabelecimento é ótimo. Mas, toda comemoração tem o dia seguinte, o momento de organizar a casa, fazer um levantamento do que foi quebrado, perdido ou gasto a mais, ou até mesmo certo desperdício espalhado pelo chão e/ou jogado no lixo.
Existem restaurantes que cobram pelas sobras no prato deixadas pelo cliente... É um pequeno ato rumo à responsabilidade social.
O bom administrador contrata uma consultoria adequada, organiza um plano de negócios detalhado, reforma o estabelecimento por dentro (se necessário), moderniza o sistema de atendimento, treina os colaboradores e, é claro, troca o colaborador desmotivado (casos como esses não tem nada a ver com rotatividade, mas sim, com falta de vontade de trabalhar).
Durante sua gestão, ele controla os custos, orienta os contratados quanto à importância de não se desperdiçar matéria-prima, energia, tempo e conhecimento. Desperdício de conhecimento? Sim! Quando uma pessoa não utiliza o tempo disponível para aprender, está jogando fora um momento precioso de sua vida, onde ele poderia aprender mais e evoluir seus pensamentos, até mesmo com relação ao seu próprio trabalho.

O bom é que o empresário pode escolher a arte que quer apresentar ao cliente. Se seguir o manual do bom administrador, com certeza, será um vencedor do tempo e do mercado financeiro. Sobrevive, nesse mercado, quem se dedica ao planejamento do seu estabelecimento. Depende de como o empresário quer atuar e dirigir a sua equipe. E não esquecendo sempre de que o bom empresário deve ser o exemplo!

Um comentário:

  1. òtima postagem, vc é demais! tens um futuro incrível pela frente

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