quarta-feira, 2 de abril de 2014

Curiosidade: O que é coentro?

Olá pessoal, boa tarde! 


Hoje postei uma receita, que continha entre os ingredientes o coentro.

Muita gente não sabe a diferença entre SALSA e COENTRO, então resolvi explicar a diferença para vocês:


O coentro é considerado uma erva e um tempero uma vez que, as folhas e as sementes são usadas como condimentos. As folhas de coentro fresco têm uma forte semelhança com as folhas de salsinha italiana. Isto não é surpreendente devido ao fato de que ambas pertencerem à mesma família da planta (Umbelliferae).

A salsinha e o coentro são esteticamente parecidos o que diferencia um do outro é o cheiro, e a principal diferença está no sabor. 

O Coentro é mais aromático que a salsa, tem um sabor um tanto picante e ardente. Ele tem folhas verdes que, apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da salsa. As flores do coentro são brancas e rosadas. Já as folhas da salsinha são verdes e serrilhadas, e as flores amareladas.

A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. Quando o maço está inteiro tem cheiro bem suave, ao macerar as folhas ou talo o aroma se revela.

O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo que pode ser agradável pra uns ou ser repugnante para outros...

É bastante usado em pratos da cozinha brasileira, em especial da cozinha do Norte e Nordeste, com peixes, frutos do mar, e pratos asiáticos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário